Professora Doutora Natália Albieri Koritiaki
Curso: Medicina Veterinária
Princípios de genética de população e genética quantitativa, aplicados ao melhoramento dos animais domésticos. Parâmetros genéticos. Seleção. Bases para seleção das diversas espécies de animais domésticos. Programas de seleção. Sistemas de cruzamento. Interação genótipo-ambiente. Técnicas de amplificação reprodutiva e de biotecnologia aplicadas ao melhoramento animal.
Ao termino da disciplina o aluno irá adquirir conhecimentos relacionados ao melhoramento genético animal importantes para realizar o desenvolvimento, orientação e aplicação de programas de melhoramento genético animal em animais de produção e companhia.
Introdução ao Melhoramento Genético Animal
Constituição Genética da População
Delineamento de um Programa de Melhoramento Genético Animal
Escrituração Zootécnica
Introdução aos Parâmetros Genéticos
Herdabilidade e Repetibilidade
Seleção
Valor Genético e DEP
Ganho Genético Pós Seleção
Correlação Genética e Fenotípica
Cruzamento
Biotecnologias Reprodutivas
Relembrar os conceitos fundamentais de genética aplicáveis ao melhoramento animal. Aprender a delinear um programa de melhoramento genético animal. Compreender a importância da escrituração zootécnica para os programas de melhoramento genético animal. Aprender a interpretar os parâmetros genéticos. Compreender as ferramentas do melhoramento animal seleção e cruzamento.
As aulas síncronas serão expositivas dialogadas com o auxílio do Google Meet quadro virtual e ‘slides’, serão realizadas atividades para fixação do conteúdo, como provas e/ou atividades durante os bimestres. Serão disponibilizados vídeos, textos e atividades de forma assíncrona por meio da Sala de Aula Google. Serão realizadas aulas práticas com resolução de exercícios de cada assunto relacionado ao curso.
Será por meio de provas (com questões descritivas ou objetivas) e atividades (questionários e exercícios). A decisão do valor e quantidade das atividades, questões de prova e o peso das mesmas serão de responsabilidade do docente da disciplina de acordo com o andamento do aprendizado da turma.
Serão realizadas uma avaliação (totalizando 100 pontos, com peso 0,4) e trabalhos (totalizando 100 pontos, com peso 0,6) por bimestre. A média final será uma média aritmética simples das notas dos dois bimestres.
Nota do primeiro bimestre = (Nota da Prova*0,4) + (Nota dos Trabalhos*0,6)
EUCLIDES FILHO, Kepler. Melhoramento genético animal no Brasil: fundamentos, história e importância. Campo Grande, MS: Embrapa, Gado de Corte, 1999. 63 p. (Embrapa Gado de Corte 75). (Justificativa: o livro contém os conceitos básicos para o melhoramento genético de animais de produção)
OTTO, Priscilla Guimarães. Genética básica para veterinária. 4. ed. São Paulo: Roca, 2006. 284 p. (Justificativa: o livro contém de forma resumida e simplificada conceitos de genética importantes para o melhoramento genético animal)
ROSA, Antonio do Nascimento; MARTINS, Elias Nunes; MENEZES, Gilberto Romeiro de Oliveira; SILVA, Luiz Otávio Campos da (Ed.). Melhoramento genético aplicado em gado de corte. Brasília: EMBRAPA, 2013. 256 p. (Justificativa: o livro contém conceitos de melhoramento genético voltado para bovinos de corte, que podem ser estendido a outras espécies)
NICHOLAS, F. W. Introdução à genética veterinária. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 347 p. (Justificativa: o livro contém informações importantes para embasar o estudo do melhoramento animal)
BOWMAN, John C. Introdução ao melhoramento genético animal. São Paulo: E.P.U., 1981. 87 p. (Justificativa: apesar de ser antigo, é um livro que contém os conceitos básicos do melhoramento genético animal de uma forma bem completa)
PEIXOTO, Jane de Oliveira et al. Programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos de corte (GENECOC): capacitação gerencial de usuários. Sobral: EMBRAPA, 2011. 61 p. (Justificativa: o livro contém conceitos de melhoramento genético voltado para ovinos de corte)
FIGUEIREDO, Elsio Pereira de; LEDUR, Mônica Corrêa; PEIXOTO, Jane de Oliveira. Como melhorar geneticamente os suínos brasileiros seguindo o exemplo americano. Concórdia: EMBRAPA, 2016. 47 p. (Justificativa: o livro contém conceitos de melhoramento genético voltado para suínos)
RESENDE, Marcos Deon Vilela de. GENÉTICA QUANTITATIVA NO MELHORAMENTO DE FRUTEIRAS. Editora Interciência 298 p. (Justificativa: apesar de ser voltado para fruteiras, o livro contém conceitos de melhoramento genético quantitativo também utilizadas no melhoramento animal)
Interação Genótipo X Ambiente
Biotecnologias Reprodutivas
Atividades
Prova